FRANQUIAS

O que é franquia?
Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
A franquia é um sistema de colaboração comercial no qual o franqueador cede ao franqueado uma série de aspectos, como: sistema de comercialização própria, uso da marca, caráter exclusivo de produção, assistência técnica entre outros. Em troca, o franqueado costuma pagar um valor inicial ou royalty.
O primeiro franchising ocorreu nos EUA e hoje a franquia mais conhecida é o MC Donald’s, que surgiu em 1954, tornando-se um dos maiores franqueadores do mundo. No Brasil, atualmente existem inúmeras franquias nos mais diversos setores. Com essas informações é possível dizer que esse sistema é uma boa possibilidade de negócios, para os empreendedores brasileiros que assessorados pelo franqueador, obtendo mais segurança na abertura do negócio. (DORNELAS, 2008).
Princípios Básicos do Franchising


Franquia
Na franquia (franchising) uma empresa-mãe (o franqueador) garante a outra, uma entidade independente (o franqueado), o direito de realizar negócios de uma maneira especificada.
Tal direito pode assumir a forma da venda dos produtos do franqueador ou da utilização de seu nome, de suas técnicas na produção, preparação e marketing, ou de sua abordagem empresarial.
Definição Legal de Franquia
A Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994, não regula em detalhes o contrato de franquia, estabelecendo simplesmente o conceito de franquia empresarial.
                “Art. 2º Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador concede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
                Ou seja, o contrato de franquia implica licença de uso de marcas e direito de uso do know-how do franqueador, em virtude do contrato.
Evolução da Franquia
As empresas necessitavam de uma rápida expansão para todos os mercados, enquanto isso, um grande número de pequenos investidores e imigrantes, vendo-se na necessidade de participar numa nova vida econômica de seu país, encontraram na franquia uma boa solução para encontrar um meio de vida.
Precisamente nos anos 1950, começou o descolar da franquia do setor de comidas rápidas, com nomes tão conhecidos como McDonald`s, Burguer king ou Kentucky Friend Chicken.
Nos anos 1970 na Europa, devido a saturação dos mercados, começa a desenvolver-se em toda a sua plenitude o sistema de franquia fazendo assim surgir novos conceitos como o “Know how” o saber-fazer a assistência permanente e a formação.

O PAPEL DAS PARTES
Franqueador:
ü  Possui a experiência;
ü  Detém os direitos do Sistema;
ü  Desenvolve tecnologia e metodologia;
ü  Orienta o franqueado;
ü  Lidera por competência.

Franqueado:
ü  Tem a concessão para a exploração do sistema, em um mercado determinado;
ü  Beneficia-se da experiência do Franqueador;
ü  Remunera o Franqueador pelo uso do sistema;
ü  Segue e preserva o Sistema;
ü  Contribui para o aperfeiçoamento do sistema.
REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA
Taxa de franquia
ü  Valor da marca;
ü  Adesão ao sistema;
ü  Suporte pré-operacional:
          Assessoria na escolha do ponto comercial;
          Treinamento inicial do Franqueado e da 1ª equipe;
          Manuais;
          Apoio pré e pós-inauguração;
          Layout básico ou projeto de arquitetura;
          Assessoria contábil;
          Outros.
ü  Transferência do know-how:
          Manuais de operação e do sistema;
          Treinamento.
Taxa de publicidade
ü  Benefício para toda a rede.
REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA
Royalties
ü  Uso contínuo da marca;
ü  Acompanhamento  e suporte operacional:
       Assessoria contínua;
       Treinamentos periódicos;
       Consultoria de campo;
ü   Manutenção do sistema:
       Atualização de manuais;
       Convenções de Franqueados.
ü  Comunicação com a rede:
       Jornais internos, Intranet ou Internet;
Outras taxas
ü  Assistência técnica;
ü  Treinamento (retreinamento);
ü  Sistemas gerenciais informatizados.
DESAFIOS DO SISTEMA
ü  Participa de um negócio com regras operacionais pré estabelecidas e rígidas;
ü  Riscos associados ao desempenho do Franqueador e de outros Franqueados;
ü  Obrigações contratuais restritivas;
ü  Pagamento de taxas, se não é percebido benefício;
ü  Venda / transferência do negócio sob restrições.


“Para ser um franqueador de sucesso não é preciso ter experiência no assunto, mas ter um perfil empreendedor e muita dedicação”.










Referências:
DORNELLAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
PETTY, Longenecker Moore. Administração de Pequenas Empresas: Ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Pearson, 2004.
PORTAL DO FRANCHISING . Disponível em: http://www.portaldofranchising.com.br.  Acesso em: 20 de agosto de 2018.

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